top of page

O que é CONDUAPP?

O Conduapp é o certificado obrigatório para motoristas que desejam exercer a atividade dentro de aplicativos de mobilidade urbana. Obtê-lo requer a conclusão de algumas etapas. Inicialmente, o candidato deve se cadastrar no aplicativo escolhido, apresentando um comprovante de residência em seu nome, juntamente com o certificado do curso Conduapp, que é obrigatório para a obtenção do cadastro e constitui a segunda etapa do processo.


Para candidatos sem um comprovante de residência em seu nome, é possível realizar uma declaração de residência, seguindo o modelo disponibilizado pelas plataformas do serviço. Após a conclusão do curso, o candidato deve providenciar o Certificado de Segurança do Veículo de Aplicativo (CSVAPP), necessário para que o motorista possa iniciar suas atividades nas ruas de São Paulo.

Uma vez apresentados esses documentos, o aplicativo escolhido irá realizar os trâmites necessários junto à Prefeitura de São Paulo. Caso tudo esteja em ordem, o motorista estará apto para iniciar suas atividades.


O Curso Conduapp

O curso para obtenção do Conduapp é uma exigência legal e pode ser realizado online ou em instituições cadastradas pela Prefeitura. Com duração de 16 horas, seu custo varia de acordo com a plataforma escolhida pelo motorista para realizá-lo. O curso aborda temas como direção defensiva, mecânica básica, primeiros socorros, entre outros. Foi elaborado pelo Comitê Municipal de Uso do Viário (CMUV) e é aprovado pelo DTP/SMT (Departamento de Transportes Públicos).


Qual o Valor?

O custo para obter ou renovar o certificado do Conduapp na cidade de São Paulo é de R$ 38,90. Esse valor pode variar em outras cidades que também exijam o certificado para trabalhar como motorista de aplicativo.


Validade

Em São Paulo, o certificado do Conduapp tem validade. A cada cinco anos, o motorista deve revalidá-lo. Para motoristas com mais de 65 anos, esse prazo é reduzido, sendo de aproximadamente três anos ou até menos.


Diferenças entre Conduapp e Condutax

Para motoristas iniciantes, é importante entender as diferenças entre o Conduapp e o Condutax, pois essas duas documentações podem causar confusão na hora de solicitar aquela que melhor atenda às suas necessidades.

O Conduapp destina-se a motoristas que prestam serviços exclusivamente por meio de aplicativos de mobilidade urbana. Esses motoristas não podem utilizar pontos de táxi convencionais na cidade nem oferecer serviços de táxi. Caso desejem, os motoristas de aplicativos podem se tornar motoristas de táxi, desde que cumpram as exigências legais para a obtenção do Condutax.

Por outro lado, o Condutax é destinado aos motoristas de táxi, permitindo que exerçam a atividade em sua plenitude, seja como autônomos ou como parte de uma empresa. Devido às exigências legais para a obtenção do Condutax, os motoristas de táxi podem atender passageiros de aplicativos, desde que estejam cadastrados nas plataformas, sem a necessidade de obter o Conduapp.

コメント


bottom of page